top of page

Breve História

        Em 21 de julho de 2013, novos dirigentes sindicais assumiram a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis. Desde então, a proposta de um novo jeito de trabalhar, com ideias novas, vem se destacando. A principal bandeira é a de representar os metalúrgicos, lutando por melhores aumentos de salário e mais benefícios, uma realidade que há muito tempo a categoria almejava.

        Logo após a eleição da nova diretoria, deu-se início a campanha salarial da empresa CAOA Hyundai, que conta com uma planta com mais de 1.700 trabalhadores. Em ação organizada pelo Sindicato, em um único dia, cerca de 40% dos trabalhadores da montadora de veículos se filiaram. Naquele mesmo ano, 2013, um dos maiores acordos do Estado também foi fechado em Anápolis.

        No ano seguinte a tarefa foi árdua. Muito trabalho havia pela frente, como reestruturação do sindicato, mapeamento da base, filiação da categoria e fechamento de acordos coletivos de trabalho. Os primeiros compromissos eram a construção da sede própria para atender melhor os trabalhadores e a aquisição de veículos para realizar os trabalhos de base. Em 2014 os compromissos assumidos foram cumpridos. Dois carros e duas motos foram adquiridos para os trabalhadores de base. Em Outubro do mesmo ano a sede própria foi inaugurada.

        Já em 2015, os cuidados foram com o bem estar da família metalúrgica. Para isso convênios foram firmados, campeonato de futebol e torneio de truco foram realizados. Um consultório médico também foi idealizado e construído na sede do Sindicato para atender os trabalhadores e seus dependentes.

        Outra grande preocupação foi pela manutenção dos empregos, pois com a crise politica e econômica que o setor automotivo enfrenta desde o final de 2014, os empregos foram ameaçados. Mas, mesmo diante das dificuldades, desde então o Sindicato tem fechado acordos coletivos de trabalho que garantem conquistas para os metalúrgicos.

bottom of page