Reginaldo José de faria

Presidente SindMetana

IMG-20190708-WA0037 (2).jpg

A crise econômica no Brasil

No momento em que vivemos os brasileiros estão sentindo os efeitos que a crise econômica dos pais esta causando no dia-a-dia, com os juros cada vez mais altos e os altos preços dos itens necessários para a sobrevivência.

Contudo a crise afeta os mais pobres deixando-os mais pobres.

A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) marcando de Janeiro a outubro 9,93%,

chegando perto do maior índice desde novembro de 2003 que chegou a 11%. E infelizmente as previsões para o resto do ano não são nada prósperas.

O sindicato tem uma grande importância nesse momento de crise vivida no Brasil, estamos em uma busca constante de melhorias e a garantia de empregos, para que assim o trabalhador se sinta mais confiável para poder viver esse momento difícil. Outra forma de manter o trabalhador mais esperançoso diante deste momento é realização de assembleias nas portas das empresas para assim dar um apoio moral e defender os direitos dos trabalhadores brasileiros.

“O movimento sindical tem recuperado o protagonismo que já teve antes, como nos tempos da derrota da ditadura”, opina os cientistas políticos e consultores sindicais. Segundo eles, além das vitórias no terreno econômico, o sindicalismo brasileiro tem adotado uma pauta ampla. Exemplos disso são a luta pela mudança da política econômica e a campanha pela destinação de mais recursos à educação. Tal atuação vem contribuindo para o Brasil resistir aos efeitos da crise financeira. Seguramente, é o mais forte movimento sindical no mundo inteiro”, ressalta. A recuperação do papel político do movimento sindical dos últimos anos está relacionada quase exclusivamente ao crescimento econômico e à geração de empregos, além do desgaste da ideologia neoliberal no país. “O que se conquistou foi muito mais por causa da mudança da conjuntura econômica, política e ideológica do que devido às virtudes do sistema sindical”. Sistema que, mantém a mesma estrutura do passado. A unidade de boa parte das centrais demonstra o amadurecimento do movimento. “Existe unidade na maioria dos casos“. Passa-se por cima de questões pontuais para se unir no que interessa ao trabalhador. Temos que manter isso e ampliar nossa influência no Congresso.